A Associação de Cimento do Canadá (CAC), juntamente com 12 importantes associações e empresas do país, enviou uma carta aos ministros provinciais do meio ambiente do Canadá. O documento destaca a importância dos mercados de carbono industriais como uma ferramenta eficaz para incentivar a redução de emissões e propõe cinco melhorias para o sistema de precificação de carbono industrial.
Entre as sugestões apresentadas estão a remoção de barreiras comerciais interprovinciais, a criação e alinhamento de protocolos de compensação de alta integridade, a transparência nos mercados de crédito, o aprimoramento da reciclagem de receitas e o engajamento em medidas nas fronteiras para apoiar setores vulneráveis.
A carta foi assinada por entidades como a Associação Industrial Heartland de Alberta, a Canadian Manufacturers & Exporters, a Canadian Renewable Energy Association, a Canadian Steel Producers Association, entre outras. O grupo enfatiza que os mercados de carbono industriais são fundamentais para a descarbonização do país, mas que o atual sistema fragmentado entre as províncias cria obstáculos significativos.
O texto ressalta que a falta de integração entre os nove mercados provinciais dificulta investimentos em grandes projetos no Canadá, afetando o crescimento econômico, a criação de empregos e o avanço na descarbonização. Com a revisão dos sistemas de precificação de carbono prevista para 2026, as províncias são instadas a agir imediatamente para superar esses desafios e liderar melhorias nos mercados de carbono industriais.

