A Heidelberg Materials anunciou um investimento significativo em uma nova planta de lavagem para reciclagem de resíduos escavados, localizada no site do B&A Group em Bristol. Esta instalação é a maior do Reino Unido e visa fornecer agregados reciclados de alta qualidade para projetos de construção. O investimento de £8 milhões faz parte do compromisso da empresa em conservar recursos naturais e promover a economia circular.
A nova planta, que começou a operar no B&A Group, uma empresa de reciclagem de solos e agregados que se juntou à Heidelberg Materials em maio de 2024, pode processar até 400.000 toneladas por ano de resíduos escavados. Esses resíduos, provenientes de obras de construção, demolição e projetos industriais, são transformados em agregados reciclados, substituindo a necessidade de agregados primários em produtos como concreto e asfalto.
Equipado com um sistema de drenagem e recuperação de água, o equipamento minimiza o impacto ambiental ao recircular a água utilizada no processo. Helen Griffin, diretora-gerente do B&A Group, destacou que a planta personalizada permite a recuperação e lavagem no local, convertendo solo em agregados reciclados e atendendo à crescente demanda por produtos de construção sustentáveis. Além disso, a instalação ajuda a desviar materiais de aterros e a cumprir normas ambientais, evitando contaminações.
Richard Wilcock, diretor de reciclagem da Heidelberg Materials UK, afirmou que esta é a primeira de várias plantas planejadas para aumentar a capacidade de produtos reciclados da empresa. A iniciativa é parte da estratégia para que 50% da receita da empresa provenha de produtos sustentáveis até 2030, permitindo que os clientes construam mais com menos recursos.

